Psicologia das cores: Como utilizar ao seu favor
Entenda as influências das Cores nas emoções
Você provavelmente já ouviu alguém dizer que as cores do lugar x foram escolhidas para despertar o sentimento y nas pessoas, certo? E com certeza você já ouviu alguém dizendo que isso é baboseira, que não influencia em absolutamente nada as cores e suas possíveis combinações. Pode até ser que você seja a pessoa que pensa assim.
Mas acredite se quiser cada cor transmite uma sensação, podendo te atrair para a loja e consumir os produtos que lá estão, ou se não usadas corretamente, pode te afastar e desencorajá-lo a investir seu tempo e dinheiro naquele estabelecimento. E isso tem nome: Psicologia das cores.
No livro de Eva Heller A Psicologia das Cores: Como as Cores Afetam a Emoção e a Razão, são explicadas o que as cores transmitem para as pessoas com base em uma pesquisa bem apurada. Com as informações detalhadas que essa pesquisa nos traz, é possível se ter uma ideia de quais cores utilizar no momento de criar um logotipo e/ou uma identidade visual para sua marca.
Curioso para saber o que cada cor significa na psicologia das cores? Então confira a baixo a lista com o que cada cor pode passar para você e seu cliente, e ainda conferir quais os tipos de empresas se encaixam melhor com cada tipo de cor:
1-Vermelho
Emoções: Dinamismo, paixão, agressividade, energia, perigo e calor.
Ideal para: Tecnologia, alimentação, natureza e transporte.
2-Azul
Emoções: Profissionalismo, seriedade, integridade, sinceridade e calma.
Ideal para: Saúde, tecnologia, energia, linha aéreas, natureza e finanças
3-Verde
Emoções: Natureza, ética, crescimento, frescor e serenidade
Ideal para: Alimentação, natureza, imobiliária, energia, saúde e finanças.
4-Amarelo
Emoções: Calor, bondade, positividade, estimulante, alegria e luminosidade.
Ideal para: Energia, alimentação, natureza e imobiliária.
5-Laranja
Emoções: Inovação, modernidade, juventude, diversão, acessibilidade e vitalidade.
Ideal para: Energia, alimentação, saúde e natureza.
6-Roxo
Emoções: Luxo, realeza, sabedoria, dignidade, mistério e espiritualidade.
Ideal para: Alimentação, tecnologia, finanças, linhas aéreas, saúde e vestuários.
7-Rosa
Emoções: Diversão, delicadeza, romantismo, feminilidade e inocência.
Ideal para: Alimentação, artigos femininos e vestuários.
8-Marrom
Emoções: Masculinidade, rural, natural, terra, simplicidade e rústico.
Ideal para: Alimentação, energia, imobiliária, natureza, artigos masculinos e vestuários.
9-Branco
Emoções: Pureza, limpidez, sensibilidade, ingenuidade, nobreza e suavidade
Ideal para: Linhas aéreas, tecnologia, saúde, natureza, vestuários e imobiliária.
10-Preto
Emoções: Poder, sofisticação, prestígio, valor, morte e atemporalidade.
Ideal para: Tecnologia, alimentação, transporte, natureza, vestuário e imobiliária.
Tipos de consumidores de acordo com as cores
Achou que a psicologia das cores ficaria somente no significado e ideia que você quer passar para o cliente? Está muito enganado então! As cores podem atrair diferentes tipos de clientes para seu comércio, seja ele físico ou um e-commerce.
Cores como vermelho, amarelo, laranja e preto podem atrair consumidores mais impulsivos.
Exemplos: Fast Food, Lojas de outlet e liquidações.
Já cores como tons de azul mais escuro e tons de verde podem atrair consumidores com orçamento.
Exemplos: Bancos e lojas de departamento.
E as cores como rosa e tons de azul mais claros tende a atrair os consumidores mais tradicionais. Exemplos: Lojas de roupas
Gostou das dicas? Utilize-as sempre pensando em como atingir seu público alvo, e com toda certeza o retorno virá!
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