Entenda a diferença entre logo, logomarca e logotipo

O significado em si é a expressão gráfica e visual de uma empresa.

Representa a identidade visual do seu negócio, com o objetivo de identificar e diferenciar o seu empreendimento de outras empresas concorrentes e reconhecimento de sua imagem perante seus clientes.

Humberto Oliveira - Advogados
Humberto Oliveira - Advogados, fica situado
ao centro de Brasília na Capital Federal.
Seus símbolos, cores e formas, são para posicionar seu estilo diante do público e do mercado que atua, para que seja memorável e transmita a essência de sua marca e consequentemente fique na lembrança dos consumidores.

Muitos utilizam técnicas que vai desde teoria das cores até símbolos que possuem duplo significado, para expressar diferentes filosofias.

Em sua totalidade, toda empresa necessita de uma grafia ou símbolo que lhe represente e esse conceito, vem desde os primórdios livros de história, onde se iniciou por grupos que haviam as mesmas afinidades, onde levantavam suas bandeiras por pensamentos similares:
  • Símbolos de Tribos Indígenas;
  • Piratas;
  • Emblemas de países;
  • Brasões de famílias europeias;
  • Dinastias de Impérios;
  • Entre outros que constam dentre os historiadores;
Esses pensamentos similares, criam grupos de aceitação mutua e se seu negócio estiver com valores bem claros, transmitindo com clareza os objetivos empresariais, você irá consequentemente atrair clientes e consumidores, que estão alinhados com sua filosofia e quando uma marca bem cuidada e bem construídos, seu status e sua imagem terá mais solidez e confiança em seu ramo de atividade.

Terminologia

Referência do significado das palavras propriamente ditas

Logotipo criado para o escritório de
advocacia da Dra. Thalita Stevanato
A palavra ‘‘Logos’’ (do grego) tem o significado de ‘‘Conceito’’ e ‘‘Typos’’ tem o significado de ‘‘Símbolo’’, por isso a união das duas, se tornou LOGOTIPO = Símbolo de um Conceito.
Já a palavra ‘‘Marka’’ (do germânico) tem o significado de ‘‘Reconhecimento’’ para distinguir algo, alguém ou alguma coisa.

O que ocorreu ao longo dos anos, foi uma união errônea e popularizada do grego + germânico. Por isso, e que, aliás, temos muitas uniões de palavras de diferentes locais que foram unidas, na língua portuguesa, e alguns se referem a criação de logotipo e outros a criação de logomarca.

Mas ambos possuem o mesmo significado e uma certa discussão entre profissionais de que o correto é falar Logotipo.  Porém, independentemente, o importante é entender que ela é a máxima simbolização de sua comunicação para com seus clientes e a reputação que ela possui perante seu mercado.

A expressão Marca e a abreviação Logo

Quando expressamos ou citamos sobre uma Marca, seu significado atualmente é mais holístico e estamos abrangendo sua totalidade.


Pois uma marca, se refere a todo um conjunto que vai desde a empresa, suas filosofias, seus métodos de trabalho, confiança e o próprio ‘’peso’’ que ela carrega diante de seus consumidores.

Hoje a percepção de uma marca, vai além de seus custos e temos exemplos de instituições e grandes empresas, onde seu preço chegou em um nível tão alto, que não é possível cotá-los, pois seus ‘’valores’’ beiram a intangibilidade.
Já a abreviação Logo, é somente para se referir ao termo do próprio símbolo empresarial e simplifica-la. Por exemplo: Preciso da imagem do seu logo (se refere ao arquivo, que será aplicado em alguma necessidade). Já quando se refere por exemplo: a sua marca tem uma imagem forte, está expressando que sua empresa é sólida e bem posicionada no mercado.

Sua empresa tem expressado credibilidade e os conceitos do seu negócio através do seu Logotipo?

O conjunto da identidade visual empresarial traz a força necessária para manter um posicionamento profissional perante seu público.

Assim como sua legibilidade, reconhecimento e memorização, sua empresa poderá obter mais êxito na apresentação comercial e uma ótima impressão para ampliar seu mercado.

Neste vídeo que gravei há um tempo atrás eu sintetizo a diferença entre os tipos de conceitos.



Ilamar de Oliveira - Marcas e Websites
Fazendo do invisível, visível.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Branding e a diferença de Marca?

Por que criar uma marca símbolo?

Entenda o significado de Logotipos em Baixa, Alta e Vetor