Vejam os termos que diferenciam Logotipo, Imagotipo, Isotipo e Isologo



Quais as diferenças entre Logotipo, Imagotipo, Isotipo e Isologo?

A palavra logotipo é a definição popular, quando se refere ao conceito dos conjuntos de imagens e palavras que identificam uma marca. Existem outros termos que são mais específicos quando se diz ao uso conjunto de símbolos e as tipografias.
Em geral, quando as pessoas pensam sobre o design do símbolo, eles geralmente estão pensando em logotipos por causa do nome.  É possível exibir o logotipo em uma fonte pré-existente ou então pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de uma empresa. Neste artigo, vamos conhecer as diferenças entre estes termos, que, cá pra nós, servem apenas para os caras do design criarem confusão, o contratante quer saber da "coisa bonita", vamos lá, vamos conhecer:

Prazer, eu sou o logotipo:


Conforme uma matéria anterior, publiquei sobre os significados de Logo, Logotipo e Logomarca, mas o significado de logotipo especificamente é o conceito de tipografia, da escrita, da forma escrita, levando literalmente para o significado da palavra. Ou seja, é a mera concepção da palavra ou caracteres, sendo trabalhado o lettering (arte em personalizar letras e deixa-las únicas com estilo próprio). Na ocasião, os logótipos podem ser feitos de formas geométricas com formas de letra abstratas para produzir um certo efeito. Não se usa um símbolo ou ícone para ser eficaz, e essa é a idéia por trás do design do logótipo. Nesta criação é usado apenas a tipografia para criar um design de logotipo.

E eu sou o Imagotipo:

O imagotipo é a mais confundida quando se refere a logotipos, esse é o termo correto quando você faz o uso de um símbolo ou ícone, adicionando uma tipografia e o uso conjunto de uma imagem original que represente sua empresa + tipografia específica e única para o uso em seu negócio.

Abaixo alguns exemplos, na imagem 01 foi criado este imagotipo para um conceituado restaurante em Brasília. 02 - Um símbolo de uma casa e duas mãos abraçando esta, num símbolo de harmonia e  acordo de negócios para a Sua Casa Imobiliária, empresa atuante em todo Distrito Federal. Ambos Imagotipos foram criados por mim, a terceira imagem dispensa apresentação. Lacoste – Uso de um símbolo + tipográfica: reconhecido pela fabricação de produção e confecção na área de vestuário e moda.



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Isologo:

Quando se usa técnicas que irão fundir, mesclar e ‘‘misturar’’ um símbolo com a tipografia. Não se separa a palavra do símbolo.

Exemplo:

(BMW – símbolo fundido com a tipografia – reconhecido pela produção de automotivos)


Isotipo:

Quando você chega em um nível de percepção e assimilação tão sólido e reconhecimento no mercado, que somente o uso de uma imagem é o suficiente para reconhecer ‘‘quem’’ é a empresa. Após um trabalho contínuo de reforço da marca e ampla divulgação, os consumidores já reconhecem e sabem do que se trata o seu ramo de atividade.

Exemplo: 

(Nike – Marca que utiliza um símbolo que é reconhecido pela produção de produtos esportivos)



Além desses acima citados, temos outros tipos a nível de identificação para a construção dos símbolos que são utilizados e identificados por profissionais da área de design gráfico que são:
Monograma: Combinações de Letras e o símbolo.
Anagrama: União de Palavras que foram abreviadas e misturadas.
Sigla: Iniciais de Palavras compridas referente a empresa.
Letras Iniciais: Trabalho na estilização de uma palavra que identificará todo o ramo de atividade.
Assinaturas: Uso de palavras e nomes que são a identificação da empresa, utilizado principalmente o lettering em cursiva ou assinatura original em manuscrito.
Pictograma: Uso de símbolos e ícones únicos que faz referência ao negócio ou marca.




Agora com essas definições, você terá mais propriedade para identificar e saber o que precisa para o seu negócio e poder fazer um pedido para a criação ou reconstrução da sua marca.

Espero que tenha gostado desse artigo, e confira também os artigos referente: As diferenças entre Logo, Logotipo e Logomarca. E se você já sabe, que tal dar uma lida em Design Thinking, um novo processo para pensar e agir para aplicar Design em seu negócio.

E se você estiver precisando criar ou reconstruir seu logotipo. Vamos conversar!
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