Veja como ter uma gestão incrível do conceito visual
Saiba tudo sobre o planejamento da marca
O mercado brasileiro sempre possuiu criatividade em todos os ramos de atividade, quando se refere ao mundo Business. O Brasil é um país empreendedor por natureza, em busca de soluções e estratégias nos negócios, devido as crises, economia ou seu próprio espírito de competição.
E uma das características que era exclusivas de grandes marcas e com o pensamento estratégico dos pequenos e microempresários, têm-se a cada dia, desenvolvido fortemente uma gestão de marca, que vai desde as pastelarias às vendedoras de roupas avulsas.
E o que se ganha por planejar antecipadamente o conceito de uma marca? Reconhecimento e confiança!
E até os pequenos empreendedores, entenderam o recado. E você? Precisando de umas dicas? Confira abaixo como ter uma gestão incrível do conceito visual ao planejamento da marca.
E até os pequenos empreendedores, entenderam o recado. E você? Precisando de umas dicas? Confira abaixo como ter uma gestão incrível do conceito visual ao planejamento da marca.
Conceito Visual
A mente assimila e recorda um conceito visual, principalmente quando as pessoas percebem um ambiente, um estabelecimento ou quando atrelado a um benefício que fora realizado.
- Cores das paredes;
- Imagens relacionadas;
- Som de um ambiente;
- Símbolos a palavras e nomes;
- Pessoas e até mesmo seus uniformes, aventais e roupas;
- Apresentação e harmonia visual de todo o material de trabalho;
A técnica de ambiente visual é bastante explorada por decoradores, designers de interiores e até mesmo vitrinistas do comercio local. Assim como representantes comerciais, prestadores de serviços e até mesmo os vendedores, levam sua marca através de folders, cartões de visita e suas mais variadas tentativas, para que lembrem e marquem sua presença. Que sejam agradavelmente lembrados e na expectativa de findar negociações futuras. E melhor ainda, quando o conceito visual é bem apresentado e a boa impressão já satisfaz na hora, as transações podem ocorrer naquele exato momento, sem deixar para depois.
Essa diferença em cuidados com planejamentos antecipados, lhe trará credibilidade quando chegar o momento certo, para uma boa apresentação dos seus produtos e serviços.
Esteja preparado em todas as ocasiões
Mas como ter cuidados quando chegar o momento? Antes de uma reunião, uma apresentação ou até mesmo eventualmente um encontro relâmpago não esperado? Muitos negócios, vêm repentinamente e o sucesso de muitos profissionais, são por estarem preparados e munidos de material e muito conteúdo apresentável.
Você já se deparou com alguém que ofereceu um serviço e você pediu um cartão de visita e a pessoa começou com desculpas, diz que está sem cartão de visita ou acabou e lhe entrega em um pedaço de papel a caneta o telefone? Essa impressão é um conceito visual falho e sem um prévio planejamento.
Pior que uma situação assim, é ser agendado uma reunião, o representante da empresa, faz demonstrações, exibe catálogos e serviços, demonstra serviços e usos e ao final, você solicita um panfleto ou um prospecto, para pensar e lhe responder posteriormente e o profissional diz que não tem ou lhe entrega uma xerox cheia de erros ou uma lista falha que não faz muito sentido com tudo que foi abordado? O conceito visual que poderia passar uma boa impressão e até mesmo uma admiração para com a marca, passa a ser duvidoso e se perde toda a confiança.
Planejamento da Marca
Planejar e antecipar os movimentos, pensar nas possibilidades do que irão te requisitar, pode ser um trunfo e carta na manga para o sucesso em fechar mais negócios.
A gestão da marca é muito mais que a criação de um logotipo ou a definição de cores, apesar de sua importância, é necessário pensar em um conjunto de possibilidades, que vai desde a apresentação, atendimento e o pós-venda, então vamos elencar e anote essas ações que possam ser previamente executadas:
- Sempre tenha um estoque de cartão de visita e mantenha vários em sua carteira, até na rua ou na fila do banco pode sair um bom negócio;
- Folders de Apresentação, estude antecipadamente quais são os produtos e serviços e contrate bons profissionais para que saibam diagramar e harmonizar seu conteúdo visual;
- Panfletos e Flyers, mantenha sempre consigo, alguns panfletos na bolsa, mantendo as cores e a marca da empresa padronizada, para que sempre seja identificável;
- Cartas, E-mails e Timbrados, desde um rodapé do e-mail, um arquivo em PDF digital, assim como uma carta e envelope que leve a marca e a identifique, trará uma boa impressão e admiração para com os pequenos detalhes;
- Atendimento personalizado, todos irão recordar e atrelar o bom atendimento a sua marca, os clientes podem até esquecer de quem os atendeu, mas a lembrança da marca ficará memorável;
- Marketing boca a boca, quando concluir com sucesso uma boa venda e satisfazer seus clientes, eles mesmos se encarregarão de indica-lo para os outros, estar antecipado com ferramentas acessíveis de divulgação e compartilhamento de informações, facilitará as indicações futuras;
- Exposição e interação, estar à vista, seja uma boa fachada identificável do estabelecimento, assim como na internet em redes sociais, ficará mais acessível o conceito visual, a lembrança e a proximidade dos clientes;
Planeje os detalhes, desde a abordagem e comunicação, assim como a entrega, não só do produto em si, mas valores que agregam confiança e admiração e você começará a ter uma gestão marcante e de sucesso.
Espero que tenha gostado desse artigo e saiba que posso te auxiliar em todo o processo, desde a criação do logotipo, reforço e identidade visual da sua marca e até mesmo as montagens para futuros impressos físicos, gráficas ou arquivos digitais.
Entre em contato comigo. Meu WhatsApp é: (61) 9 9663-5763
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