O que é um Manual de Identidade Visual
Para que serve um Manual de Identidade Visual
O Manual de Identidade Visual ou também conhecido como
Manual da Marca, incide em regras e funções de uso em diferentes situações
como:
- Vestuários e Uniformes
- Papelaria e Aplicação em
Impressos
- Espaçamentos e
Legibilidades
- Cores e Significados
- Proibições e Impedimentos
- Variações de Uso e Fundo
- E outras necessidades que
podem ser definidas
O conceito empresarial do seu negócio, ganha força e cresce
após a criação do seu logotipo, conforme todas as aplicações da sua marca,
sejam devidamente padronizadas e sua comunicação esteja de acordo com a
semelhança entre elas. E seus consumidores e clientes irão reconhecer e
consequentemente será lembrada e a cada impacto haverá o reforço da marca no
mercado.
Essa padronização faz parte de todos os seus produtos e
serviços, desenvolvimento desde campanhas e peças publicitárias até o timbrado
ou envelope. Com essa uniformidade além do próprio reforço da marca, haverá o
aumento da qualidade e da própria apresentação empresarial, "as pessoas não levam a sério marcas que são aplicadas de qualquer forma".
Quem cria o Manual da
Marca?
Esse documento que pode ser digital ou impresso, será
desenvolvido pelos Designers, sendo os mesmos que criam o logotipo e artes em
geral.
Os profissionais da área, estudam todas as possibilidades,
desde as cores, tipográfica e padrões de legibilidade para tamanhos mínimos e
formas de visualização, assim como restrições de uso em casos de uso técnico
para impressos físicos e exibições digitais.
Quem for manusear ou utilizar a aplicação da marca, em casos
de outros usuários, fornecedores e quando se utiliza por terceiros - em caso de
patrocínios, apoios e situações conjuntas -, é de extrema importância, quando
solicitarem o logotipo, já enviarem o manual junto. Isso irá facilitar para o
objetivo final, que é o reconhecimento da marca e do seu negócio.
O que deve conter em
um Manual de Identidade Visual?
As variações são de acordo com as características que seu
negócio foca e destaca, principalmente a simulação que a marca necessita quanto
as suas aplicabilidades.
Mas existe alguns tópicos fundamentais que está presente na
maioria dos manuais que são elas:
ü
Variações de Logotipo em tamanhos (legibilidade
e limites de visualização)
ü
Variações de Cores (Preto e Branco, Fundos
Alternados e Teoria das Cores)
ü
Margens de Segurança e Sangria (espaçamentos
mínimos para não cortar)
ü
Grades e Alinhamentos (muito útil para a
disposição dos elementos)
ü
Proibições e Limitações (recomendações do que
deve ser evitado)
ü
Tipografia da Identidade (nome das fontes
utilizadas, em caso de necessidades)
ü
Simulações em Impressos (Papelaria
principalmente)
ü
Simulações Gráficas (locais de aplicação e
varrições de assinatura)
ü
E outros aspectos que sejam necessários para o
seu ramo de atividade
Exemplo do Meu Trabalho (Cartão de Visita e Papel Timbrado sendo aplicado no Manual) para o escritório de Advocacia da Dra. Ana Amélia Oliveira, em Brasília, Distrito Federal
Você precisa de um
Manual de Identidade Visual?
Sou Designer e profissional na criação de Logotipos e
Manuais de Identidade Visual, irei construir dentro de normas e técnicas para o
uso e pensando sempre no foco da usabilidade e principalmente no reforço da sua
marca.
Sempre faço um estudo detalhado para identificar suas
necessidades e qual o uso frequente que seu negócio necessita. Caso queira
reconstruir o que você possui ou criar uma marca caso não tenha, conte comigo para fazer a construção.
Entre em contato comigo. Meu WhatsApp é: (61) 9 9663-5763
Comentários