Veja o Posicionamento da Marca perante o consumidor


Percepção Intangível e status do seu negócio com foco no cliente

Ter um negócio implica em diversas situações para com o consumidor, dependendo dos seus produtos e serviços, será uma abordagem diferenciada.
Quando tempos uma empresa que oferece artigos infantis, tendemos a criar laços e uma comunicação voltada para os pais das crianças. Se são produtos esportivos, trabalhamos com foco em exercícios e vida saudável de atividades. Quando os produtos são direcionados para o consumo de jovens, criamos situações extrovertidas e joviais. Assim como se são adultos ou idosos, a tendência é elaborar uma expressão que se identifique com cada público.
Parece óbvio esse direcionamento para estilos e comunicação, mas nem todos tem uma definição clara com abordagens que realmente expressam com peculiaridades especificas para cada grupo, tribo ou comunidade.

Visão Clara de Identidade

Exibir uma visão clara da identidade, irá posicionar você e o seu negócio perante os clientes, com uma definição mais intensa e de qual seu proposito em relação a eles (clientes e consumidores).
Estabelecer vantagens para se tornar superior na mente do consumidor, diante da concorrência, será imprescindível quando o consumidor precisar decidir adquirir o seu produto ou do concorrente.
Porém, essa identidade clara, com objetivos, missão e propósitos não é de uma hora para outra, para que você faça parte das vidas de seus consumidores e que seja fixado na lembrança, você precisará constantemente trabalhar campanhas e divulgações dentro de um processo de inclusão no seu mercado.

Definição de Objetivos

Se posicionar no mercado e ter uma marca forte, requer um plano de ações. Definir nichos e quais serão os potenciais clientes a serem impactados (alvos) é o primeiro passo.
Identificar estilos, gostos e atualidade que eles vivem (definição dos personas), aumentará na assertividade. Um exemplo clássico é, se você atira para qualquer lado 100 vezes, a probabilidade de acertar será baixa (e investimentos caros), mas antes você ter um alvo fixo (consumidores definidos) com mira certa e em um tiro acertá-lo de primeira.

Com alusão a foco e alvo certeiro, assim deve ser o seu negócio, mas para você ter consistência e se posicionar perante seu público, você precisa conhece-lo. Por isso, pesquisas de mercado, análise dos seus clientes atuais e do passado, levantar dados de quais produtos e quantos foram vendidos, poderá ter mais clareza para identificar e saber quem são seus potenciais e futuros clientes e atraí-los até você.

Análise de Mercado e Marca Sólida Posicionada

Portanto, o ideal é construir uma marca sólida (onde seus consumidores sabem quem você é, quais são os benefícios) e capaz de manter um grupo de consumidores fiéis (que entende do seu produto, suas qualidades, suas garantias). E que se identificam com sua marca. Nichos específicos como Skate ou Surf, são tão focados num público único e específico que se posicionam com louvor. Ou casos como produtos naturais que se posicionam suas marcas com muita ênfase em qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Analise em qual mercado está inserido seus produtos e serviços, extraia o máximo de benefícios e qualidade que sua marca e produtos podem proporcionar, foque neles e se posicione com clareza e definição. Esse processo te trará solidez e consequentemente preferência em seu mercado local.

Espero que tenha gostado do artigo e saiba que posso te auxiliar em todo o processo, desde a criação do logotipo, reforço e identidade visual da sua marca e até mesmo as montagens para futuros impressos físicos, gráficos ou arquivos digitais.



Ilamar de Oliveira - Marcas e Websites

Fazendo do invisível, visível.

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