Por que criar uma marca símbolo?
Toda empresa necessita de uma identificação. Um nome, um símbolo,
uma mascote, uma cor específica algo que fique na lembrança das pessoas, para
que você esteja na mente dos consumidores. Existe até uma classificação de ‘’Top
Mind’’ que é um ranking das empresas que estão no topo da mente das pessoas e
são as primeiras a serem lembradas, de acordo com seus produtos e serviços.
Ter foco e atenção para que todos compreendam e entendam os
valores e propósitos da organização, compartilhar informações como história da
empresa, trabalhar o endomarketing (marketing interno do ambiente de trabalho e
colaboradores), promover projetos sustentáveis ou sociais, podem contribuir e
iniciar todo o processo de admiração e lembrança de sua marca.
Conjunto de Valores e
o Símbolo de sua Marca
Tudo que sua empresa representa está expressada em sua
marca, seu símbolo, seu logotipo, necessita comunicar e se fazer entender quais
são os seus valores.
Quando você um símbolo que tem folhas, cores verdes, gotas
de água, natureza ou arvores por exemplo, já se inicia um processo mental que
aquele símbolo deve estar interligado a produtos naturais, sustentabilidade ou
mesmo reciclagem.
Assim como, negócios relacionado a construtoras, design de
interiores e arquitetos, optam pelo uso de símbolos que remetam a lembrança de
construções, móveis e ambientes.
Esse tipo de simbologia que conecta a percepção das pessoas
para com o seu negócio, já é uma forma de comunicação visual, onde seu estudo e
elaboração deve ser cuidadosamente trabalhado, para que você seja bem
representado.
No entanto, nem todas as empresas investem corretamente na
construção e idealização, deixando várias lacunas, onde a percepção do
consumidor se torna falha e isso ao longo do tempo, pode acarretar problemas,
tempo de explicação e falta de comunicação, tendo que reforçar inúmeras vezes o
que é o seu trabalho, quais serviços possui, atrapalhando a longo prazo, o
desempenho de toda a equipe, sejam elas, representantes comerciais de seu
negócio, assim como o próprio crescimento da empresa.
Objetivos Uniformes e
Padronização
Manter uma identidade padronizada e trabalhar em conjunto
com todos os setores (desde o atendimento, vendas e pós-venda) assim como as
próprias campanhas de publicidade e divulgação, fará com que os clientes,
consumidores, parceiros, colaboradores e futuros que irão adquirir seus
produtos, tenham mais confiança e sabem quem é você e sua companhia.
Erroneamente, alguns empreendedores acham que não necessitam
de um logotipo ou símbolo que o represente. Temos inúmeros casos, onde a
pratica está nos fornecedores e distribuidores de matéria prima ou produtos
terceirizados. Exemplos como fábricas que fornecem salgados e pães, mas não faz
a venda final para o consumidor ou confecções e tecelagens que vendem seus
produtos, mas não são quem vende o vestuário ou a ‘’roupa final’’.
Saiba, que mesmo se você trabalha com o segmento de B2B
(Empresa para Empresa) é importante que você tenha uma definição de marca, seus
clientes podem não serem os consumidores finais, mas seus clientes são outras
empresas, tratar elas com identificação própria, fará com que seu negócio e
ramo de atividade, seja priorizado e lembrado quando necessitarem fazerem
escolhas entre a sua empresa fornecedora diante a concorrência.
Alinhamento de Valores e Simbologia
A comunicação dos seus valores e a expressão máxima do seu
negócio, podem ser definidas pelo seu símbolo, essa que é a sua marca, seu
logotipo. Inicie uma reflexão de tudo que deseja expressar e obviamente a
necessidade de estar na lembrança de seus clientes. Identifique (caso tenha)
problemas de sempre ter que ficar se explicando, do que se trata ou o que sua
empresa oferece.
Com esse ‘’start’’ você pode solicitar para a equipe de
comunicação, todo um remodelamento do que realmente deseja transmitir. Isso poderá
ser o sucesso do seu negócio perante todo o seu público.
Se você está em busca de uma marca original ou precisa
reconstruir a sua, você veio ao lugar certo, vamos conversar!
Ilamar de Oliveira - Marcas e Websites
Fazendo do invisível, visível.
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