Por que criar uma marca símbolo?


Importância de todos possuírem uma marca

Toda empresa necessita de uma identificação. Um nome, um símbolo, uma mascote, uma cor específica algo que fique na lembrança das pessoas, para que você esteja na mente dos consumidores. Existe até uma classificação de ‘’Top Mind’’ que é um ranking das empresas que estão no topo da mente das pessoas e são as primeiras a serem lembradas, de acordo com seus produtos e serviços.

Ter foco e atenção para que todos compreendam e entendam os valores e propósitos da organização, compartilhar informações como história da empresa, trabalhar o endomarketing (marketing interno do ambiente de trabalho e colaboradores), promover projetos sustentáveis ou sociais, podem contribuir e iniciar todo o processo de admiração e lembrança de sua marca.

Conjunto de Valores e o Símbolo de sua Marca

Tudo que sua empresa representa está expressada em sua marca, seu símbolo, seu logotipo, necessita comunicar e se fazer entender quais são os seus valores.
Quando você um símbolo que tem folhas, cores verdes, gotas de água, natureza ou arvores por exemplo, já se inicia um processo mental que aquele símbolo deve estar interligado a produtos naturais, sustentabilidade ou mesmo reciclagem.

Assim como, negócios relacionado a construtoras, design de interiores e arquitetos, optam pelo uso de símbolos que remetam a lembrança de construções, móveis e ambientes.
Esse tipo de simbologia que conecta a percepção das pessoas para com o seu negócio, já é uma forma de comunicação visual, onde seu estudo e elaboração deve ser cuidadosamente trabalhado, para que você seja bem representado.

No entanto, nem todas as empresas investem corretamente na construção e idealização, deixando várias lacunas, onde a percepção do consumidor se torna falha e isso ao longo do tempo, pode acarretar problemas, tempo de explicação e falta de comunicação, tendo que reforçar inúmeras vezes o que é o seu trabalho, quais serviços possui, atrapalhando a longo prazo, o desempenho de toda a equipe, sejam elas, representantes comerciais de seu negócio, assim como o próprio crescimento da empresa.

Objetivos Uniformes e Padronização

Manter uma identidade padronizada e trabalhar em conjunto com todos os setores (desde o atendimento, vendas e pós-venda) assim como as próprias campanhas de publicidade e divulgação, fará com que os clientes, consumidores, parceiros, colaboradores e futuros que irão adquirir seus produtos, tenham mais confiança e sabem quem é você e sua companhia.

Erroneamente, alguns empreendedores acham que não necessitam de um logotipo ou símbolo que o represente. Temos inúmeros casos, onde a pratica está nos fornecedores e distribuidores de matéria prima ou produtos terceirizados. Exemplos como fábricas que fornecem salgados e pães, mas não faz a venda final para o consumidor ou confecções e tecelagens que vendem seus produtos, mas não são quem vende o vestuário ou a ‘’roupa final’’.

Saiba, que mesmo se você trabalha com o segmento de B2B (Empresa para Empresa) é importante que você tenha uma definição de marca, seus clientes podem não serem os consumidores finais, mas seus clientes são outras empresas, tratar elas com identificação própria, fará com que seu negócio e ramo de atividade, seja priorizado e lembrado quando necessitarem fazerem escolhas entre a sua empresa fornecedora diante a concorrência.

Alinhamento de Valores e Simbologia

A comunicação dos seus valores e a expressão máxima do seu negócio, podem ser definidas pelo seu símbolo, essa que é a sua marca, seu logotipo. Inicie uma reflexão de tudo que deseja expressar e obviamente a necessidade de estar na lembrança de seus clientes. Identifique (caso tenha) problemas de sempre ter que ficar se explicando, do que se trata ou o que sua empresa oferece. 

Com esse ‘’start’’ você pode solicitar para a equipe de comunicação, todo um remodelamento do que realmente deseja transmitir. Isso poderá ser o sucesso do seu negócio perante todo o seu público.


Se você está em busca de uma marca original ou precisa reconstruir a sua, você veio ao lugar certo, vamos conversar!

Ilamar de Oliveira - Marcas e Websites

Fazendo do invisível, visível.

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