Logotipos e seu real valor de mercado

Reconhecimento e valor agregado

Ter uma criação de logotipo não é somente uma representação gráfica ou um símbolo que somente faz referência a uma determinada empresa. A criação do logotipo do seu negócio,  assim como o conjunto de serviços, produtos, atendimento, anos de mercado, faz essa junção completa ser uma grande marca.

Sua marca (que é a totalidade do seu negócio) é muito importante para identificação e sucesso no seu mercado. Uma personalidade jurídica hoje em dia tem um peso importantíssimo, assim como uma personalidade de identificação individual.

Fazemos referência a uma pessoa individual (de nascimento e R.G.) e formamos mentalmente seu estilo, seus gostos, suas qualidades e atualmente uma personalidade comercial (de fundação e CNPJ) também tem suas características próprias com seus benefícios e atributos, que podem ser explorados, com as seguintes questões:
  • Como sua marca é vista no mercado? Ou como será?
  • Como está seu Custo x Benefício?
  • Diferenciação ou mais do mesmo?
  • Você está com um conceito formado de visões, valores e missões empresariais?
  • Como está a comunicação do seu negócio com seu público?
Com tanta concorrência, muitas empresas têm inovado e reformulado os valores de suas marcas para evidenciá-los e conseguirem a atenção de seus consumidores. Um caminho que destaque e reforce o seu negócio para com o público alvo. Mas por onde começar?

Minhas dicas abaixo podem auxiliar em ter um caminho a seguir, veja abaixo:

Adaptações para Promoção Comercial

Dentro do Marketing, a promoção tem uma conotação para divulgações e campanhas, não que seja uma promoção de preços em produtos e serviços, mas estratégias que promovam sua marca.

Se você tem um logotipo que não reformula há muito tempo e aparenta antiga, é interessante planejar adaptações ou correções para os novos aparatos eletrônicos.

Simples. O simples atende a tudo. Estilos limpos - na hora da criação do logotipo, imagotipo (entenda a diferença aqui), minimalistas e legíveis tem sido comprovado cada vez mais sua eficácia em relação a memorização e lembrança, quando necessitarem dos seus serviços.

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As ameaças de uma concorrência desleal ou crises econômicas, podem afetar diretamente nos rendimentos empresariais e muitas vezes, pensar em vender, comprar ou fundir com outras empresas, sociedades ou novas ramificações pode fazer toda a diferença para a sua marca.

Erroneamente muitos quando precificam os valores de mercado, acabam analisando somente os patrimônios físicos e bens materiais. Porém, calcular a sua marca, seu bem intangível é o que conta e 
o maior valor econômico, pois a solidez e tradição ou mesmo tudo que sua empresa conquistou em excelência de valores agregados e força positiva, esses são os valores reais e devem ser analisados, quando são mensurados.

Exemplos de uma Grande Empresa

 Temos o exemplo da Nike, em 1971 quando Carolyn Davidson criou o logotipo, cobrou porR$ 35 dólares. Permaneceu trabalhando até 1975 como designer gráfico até então uma simples fabricante de sapatos. Mas foi sua solidez, investimentos no mercado e credibilidade que fez a Nike ser uma referência mundial de todo tipo de produto esportivo e calçados. Atualmente somente a marca está avaliada em 19 bilhões (sem contar qualquer patrimônio físico) e pareada entre as 20 marcas mais reconhecidas.

Esse é só um exemplo, os valores intangíveis de uma marca como Coca Cola, Starbucks, Reebok, Adidas, Pepsi, é superior aos seus valores reais físicos. Com essa valorização de percepção e reconhecimento é que você deve analisar o seu negócio.

Crie estratégias, reformule seu logotipo, crie a percepção necessária para que sua empresa se torne uma referência local, regional e cada vez mais, estruture, ganhe terreno a nível nacional e quem sabe investimentos para que sua marca tenha patamares elevados e até internacional. E tudo pode começar com seu logotipo.

Espero que tenha gostado desse artigo e saiba que posso te auxiliar em todo o processo, desde a criação do logotipo, reforço e identidade visual da sua marca e até mesmo as montagens para futuros impressos físicos, gráficos ou arquivos digitais.



Ilamar de Oliveira, Marcas e Websites

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