Entenda o significado de Logotipos em Baixa, Alta e Vetor

Qual a diferença entre Logos em Vetor ou Imagem de Baixa e Alta Qualidade?

Inúmeros casos poderão te colocar em situações que lhe peçam o Logotipo da Empresa e por acaso quem solicita, lhe descreve que necessita em formato Vetor ou avisa que está com qualidade Baixa e precisa de uma qualidade mais Alta. O que afinal isso realmente significa?
Para todos que não estão familiarizados com os termos que designers, gráficas e agências utilizam, será complicado entender do que eles necessitam receber. Então resolvi elaborar uma boa explicação para cada um deles e que servirá para um melhor entendimento, quando alguém lhe solicitar seu logotipo. Vamos a eles:


Formato de arquivo

Há inúmeros programas gráficos para ilustrar, desenhar, criar imagens, desenhos, etc. E seus formatos diferem em tamanhos, abertura dos arquivos e extensões dos arquivos. Os programas mais conhecidos e utilizados são:
  • Ilustrator: Os arquivos têm extensão do programa em ‘’.ai’’;
  • Corel Draw: Possuem as extensões que leva ‘'.cdr’’;
  • Photoshop: Apesar de não serem recomendados para Logotipos, alguns acabam criando em extensão ‘’.psd’’
Exemplo de imagem vectorial e imagem
em mapas de bits, no canto esquerdo ao ampliar a
imagem é possível ver que não distorce e a
qualidade permanece.
Quando se cria pelos programas gráficos eles estão ‘’abertos’’ para edição ou modificações e são chamados de arquivos originais. Pois toda e qualquer exportação posterior em imagens que não são editáveis são chamados de arquivos ‘’fechados’’, pois obviamente não será possível editá-los ou modifica-los. 
A maioria dos profissionais, quando se encomenda um Logotipo, eles normalmente entregam os arquivos abertos, se eventualmente necessitarem de mudanças. Sempre tenha salvo um backup de seus arquivos em formato original e aberto para casos de necessidades futuras.

Arquivos em Vetores

O formato correto para as criações de Logotipos, são chamados de vetores, pois ele é expansível e não haverá problemas em suas definições em qualidade e manipulação, principalmente se um dia, você necessitar de um Outdoor ou tamanhos grandes para impressões.
Quando estão vetorizadas, as edições se tornam rápidas e fáceis, com uma definição de alta qualidade e suas artes terão melhor acabamento. E os profissionais que irão redimensiona-las em seu material impresso ou digital, não terão problemas nas confecções que podem variar desde uniformes em tecido, assim como em sua papelaria.

Arquivos de Baixa Qualidade

Quando salvamos ou exportamos imagens e o próprio Logotipo da empresa, para serem compartilhados em smartphones, tablets e celulares, necessitamos que eles sejam ‘’leves’’ e quando os mesmos são salvos, a resolução padrão são de 72dpi e sua coloração é convertida para RGB, uma mudança quase que imperceptível, quando visualizadas nas telas, monitores de luzes.

Porém quando esse mesmo arquivo é enviado para com a finalidade de uma impressão física e de papel, a situação muda. Ela é considerada um arquivo de ‘’baixa qualidade’’ e suas definições, colorações e seu redimensionamento perderá totalmente a qualidade ou até mesmo a legibilidade. Tornando impossível até mesmo a leitura, em casos de palavras e frases, caso ela possua. E os símbolos e desenhos, exibirão serrilhadas em suas bordas.

Arquivos de Alta Qualidade

Assim como os vídeos e filmes, são conhecidos popularmente com resoluções de Full HD, 720p ou 1080p, as imagens do seu Logotipo também têm resoluções diferenciadas e isso é definido quando é exportado o seu arquivo original para uma imagem em JPG ou PNG. 

Por padrão a resolução de arquivos para impressões gráficas (físicas) devem possuir 300dpi.
Na hora que está sendo salvo (exportado) é que exibe as opções de configuração. Muitos não costumam deixar nessa qualidade, porque elas ocupam espaço e são consideradas ‘’pesadas’’. Porém, para o seu negócio e suas futuras peças e campanhas publicitárias, você deve estar ciente da alta qualidade e para quando os profissionais necessitarem, você saber enviar o arquivo certo.


Diferença entre Vetor e Alta Qualidade

O Vetor conforme citado acima são originais e editáveis, já imagens de Alta qualidade elas estão fechadas, mas será possível os designers e profissionais da arte, manipularem uma imagem fechada, sem precisar enviar o original, desde que elas estejam em boa qualidade e passível de expansão e redimensionamento. 
Pois mesmo, que aumentem o tamanho para Grandes Cartazes ou Outdoors, eles não irão perder a qualidade. O que você pode ponderar é se necessita do uso sem fundo, dar a opção de enviar em vetor ou uma imagem em alta qualidade com fundo transparente. Caso seu logotipo, possui um fundo e quem for manipular não deve retirar, pode enviar fechado e em alta qualidade.

Qual arquivo enviar?

Web: Se sua marca irá postar em redes sociais, mini vídeos ou as artes serão digitais online ou compartilhamento para aplicativos tipo Whatsapp ou E-mail, é indicado em qualidade baixa, pois eles serão leves e não ocuparão espaços nos aparelhos de seus clientes. E os downloads e visualizações serão rápidas, mesmo em conexões lentas.

Mídia Impressa: Se você precisa que seja criado artes gráficas que serão posteriormente impressos fisicamente, é indicado enviar a imagem em alta qualidade (300dpi) ou o arquivo em vetor (.ai Ilustrator por exemplo).


Tenha sempre em mente que você deve solicitar ao criador do seu logotipo o arquivo original e editável (mesmo que você não possua o programa). Pois essa é uma garantia que um bom profissional deve conceder a você, por você ter pago por ela.  Isso irá evitar qualquer tipo de problema futuro ou necessidades de reconstruí-las novamente.

Para criações, manipulações, sempre contrate profissionais especializados e que tenham total domínio, para não acarretar problemas futuros para com sua identidade visual, qualidade e até mesmo coloração.

Espero que tenha gostado desse artigo e saiba que posso te auxiliar em todo o processo, desde a criação do logotipo, reforço e identidade visual da sua marca e até mesmo as montagens para futuros impressos físicos, gráficas ou arquivos digitais.



Ilamar de Oliveira, Marcas e Websites
Ilamar de Oliveira - Marcas e Websites

Fazendo do invisível, visível.

Entre em contato comigo. Meu WhatsApp é: (61) 9 9663-5763

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Branding e a diferença de Marca?

Por que criar uma marca símbolo?