Entenda os 5 processos do Design Thinking

Como aplicar os processos de Design Thinking em seu negócio

O que é o Design Thinking?

Imagem com uma ilustração sobre Design Thinking
Imagem: https://www.mycustomer.com/marketing

O que antigamente se valorizava muito nos efeitos, impressão de estilos e focava em um design engessado que só agradava a empresa e seus fundadores e diretores. Esse conceito tem se distanciado cada vez, principalmente para aqueles que estão priorizando a relação: empresa x cliente, onde a humanização entre o seu negócio e seus consumidores, se tornem mais simples, agradáveis e funcionais.
Design tem um significado amplo de criação e desenvolvimento seja ele um desenho ou conceito relacionado desde produtos, serviços, funcionalidades e até mesmo design estilizado de um mercado, de uma empresa, de um ambiente, etc.
E quando se diz Design, temos inúmeras áreas que podem ser:
  • Design de Interiores
  • Design de Produtos
  • Design de Embalagens
  • Design Gráfico
  • Design Digital
  • Design Visual
  • Design de Joias
  • Design de Gestão
  • Design de Serviços
E o meu foco aqui é no Design Gráfico e o Design Comercial relacionado em sua comunicação empresarial para com o seu negócio.

Não é um método e sim um processo.

A falta de flexibilidade em um método fixo e a ampliação de execuções de forma versátil tem cada vez mais, sendo aplicados pelos gestores, administradores de diferentes áreas de atuação.
Não seria um método passo a passo ou uma fórmula pronta, mas sim, o início da compreensão e uma jornada onde a empresa se coloca no lugar do cliente (com mais resiliência) adaptando e moldando para a satisfação e sucesso para ambas as partes.
Um processo contínuo de variáveis, que irá melhorar desde a apresentação até as negociações finais e consequentemente aumentar consideravelmente as relações empresariais e as vendas finais.


Quais são os processos do Design Thinking?

  1. Descoberta
  2. Observação
  3. Ideação
  4. Prototipação
  5. Desenvolvimento

1 - Descoberta

Esse primeiro processo, muitas empresas já notam algo de errado, sabem que existem um problema ou está vendo que há falhas e ruídos na comunicação. Ou recorrem aos profissionais para que os mesmos, descubram onde estão os problemas que estão acarretando as dificuldades da empresa.
No caso do Design Gráfico o foco está voltando para a identidade visual, as apresentações visuais e aparência da comunicação gráfica (desde logotipo, cartas de apresentações, folders e até as cores que estão sendo aplicadas) e como a marca está sendo apresentada no mercado.

2 - Observação

Inicia o processo de observação, o profissional começa a analisar e como estão sendo executados suas apresentações, formatações, abordagens e até mesmo a comunicação dos colaboradores e fornecedores, se todos estão com formatos similares e até mesmo padronizado com os objetivos da empresa.

3 - Ideação

Começa o processo de criação ou reconstrução da necessidade detectada. Em caso da identidade visual pode ser reformulação de logotipos, manual da identidade para seus fornecedores. Em casos de material comercial ou reforço da marca, pode ser iniciado com catálogos, papelaria, folders de apresentação, que reforcem em todos à similaridade e tenham entre si a concordância da missão e valores que a empresa necessita transmitir. E já em casos web, como o design digital poderá influenciar em sites, navegabilidade, disposição de links, imagens e divulgação dos produtos.

4 - Prototipação

Nesse processo, todo o planejamento do que deverá ser feito já tem forma e inicia agora a concretização por planos de ações, cronograma de produção e entrega.
Inicia os testes, distribui ou mesmo refaz todo o treinamento com colaboradores, disponibilização dos materiais e início das divulgações e como deve ser a comunicação, nessa etapa se o objetivo for a imagem empresarial, pode se aplicar Endomarketing (quando for para funcionários, fornecedores e parceiros de negócio), assim como o Marketing Estratégico para o mercado, comércio, clientes e consumidores finais. Já em caso de vendas, a concretização poderá ser trabalhada com veículos de comunicação, mídias de exibição e as produções gráficas para catálogos, folders, cartões de visita, etc.

5 - Desenvolvimento

O último passo é a evolução e monitoramento de todo o desenvolvimento e se necessitar de adaptações, correções e modificações, todos os envolvidos, principalmente gestores e atendimento, podem contribuir para o ‘’feedback’’ e fazer as adaptações e a flexibilidade das mudanças.
Por isso o nome de Design Thinking, a necessidade de ‘’pensar’’ em como fazer, agir, executar e ter a versatilidade de novas versões e não ficar travados em velhos padrões, fará o desenvolvimento ser mais produtivo e consequentemente maiores resultados, moldando-se as necessidades.

Espero que tenha gostado dessa matéria e não deixe de conferir outros temas relacionado ao reforço de sua marca em meu blog.

E se você estiver detectando problemas nas formatações visuais do seu negócio, que tal iniciarmos um Design Thinking para sua empresa. Vamos conversar!

Entre em contato comigo. Meu WhatsApp é: (61) 9 9663-5763

Ilamar de Oliveira - Marcas e Websites
Fazendo do invisível, visível.

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