Como ter seguidores qualificados no Instagram?

Conquiste seguidores que realmente são seu público alvo no Instagram.

O Instagram é uma rede social e está entre os top 10 de maiores públicos e usuários diários na internet. A maioria que possui um smartphone utiliza esse aplicativo para se conectar aos amigos, seguidores e compartilhar fotos e vídeos. Assim como, mantem um contato direto com suas preferências em produtos, marcas e empresas, através de opção em seguir ou favoritar determinadas contas.

Se a sua marca não está no Instagram, está na hora de pensar a respeito sobre iniciar um trabalho de reforço, divulgação ou mesmo a própria publicidade de seus produtos e serviços nessa plataforma. E se acaso você já tem uma conta no Instagram, vamos rever seu posicionamento e ideias sobre qualificar seus seguidores ou mesmo ter maior interação do seu público.

Público Qualificado?

Ter muitos seguidores não significa exatamente ter sucesso ou conversão em vendas. Pois ganhar seguidores a todo custo, pode não ser uma boa ideia. Pagar por eles, pior ainda. Pois nem sempre os seguidores são seu público alvo. Por exemplo: Se sua marca trabalha com acessórios para carros, ter seguidores menor de idade ou que não possua um carro, não haverá um engajamento ou converterá em uma necessidade.
Com essa perspectiva, segue algumas dicas para iniciar um trabalho focado em seu perfil empresarial e que o público alvo esteja alinhado com sua marca.

Instagram Business

O Instagram possui a opção na hora de criar sua conta, se deseja modificar para uma conta comercial. Com um perfil empresarial, será habilitado opções de tráfego, horários e até mesmo estatísticas de acesso, será importante para analisar o comportamento ou até mesmo saber o horário e quais imagens ou vídeos tiveram êxito entre seus seguidores.

Quem são seus clientes?

Entender quem são seus potenciais consumidores fará toda a diferença. Antes de sair publicando propagandas, promoções ou divulgando os produtos, reserve um tempo para pesquisar, observar e analisar quem são os ‘personas’ (seu público alvo).

Seu conteúdo deve ser direcionado para:
  • Homens, Mulheres, Crianças ou Terceira Idade?
  • Os produtos utilizados com frequência são para solteiros ou casados?
  • Como é a comunicação? Eles são jovens extrovertidos ou precisa ser frases e textos sérios?
  • Você deseja transmitir luxo, requinte ou um estilo despojado, clean ou minimalista?


Faça uma pesquisa por outras marcas ou concorrência que possuam produtos similares e observe os comentários, como é a interação para com a marca. Até mesmo analisar os perfis dos usuários que comentam pode ser analisado, como exemplo classe social, temas que compartilham ou mesmo o nível de escolaridade, pode lhe apontar resultados para sua pesquisa.

Seguir para ser seguido?

Após uma pesquisa e identificar qual é o seu público alvo, veja quem são os seguidores de seus concorrentes ou de perfis que seguem marcas similares a seus produtos. Por exemplo, se você vende trufas, brigadeiros e chocolates e a marca da Nestlé tem vários seguidores, por que não os seguir? Eles irão receber uma notificação que você está seguindo e eles podem se interessar por seus produtos e segui-lo de volta.

Pode dar um pouco de trabalho, pois você iniciará um trabalho de campo, entrar em cada perfil, analisar do que gostam e apertar o botão de seguir inúmeras vezes, porém, se sua interpretação e analise dos perfis estiverem corretas sobre suas preferências e gosto pelas similaridades entre outras marcas e a sua, serão potenciais clientes futuros.
Mas só inicie esse trabalho quando houver conteúdo suficiente em sua conta no Instagram, pois eles podem entrar em sua conta e se estiver vazio, eles irão abandonar e mudar o foco e atenção para outros perfis.

Reforço da Marca e qualidade das publicações

Assim como a dica lá em cima foi sobre pesquisar e analisar seu público alvo, com base na identificação, você planejará suas campanhas. Falar diretamente sobre um determinado produto ou serviço pode ser útil para um tipo de público, mas para outro pode espantá-los. Entendê-los e entregar conteúdos relevantes como benefícios, resultado final e qualidade, pode haver maior interesse e até mesmo maiores interações como perguntas e curiosidades dos produtos, do que estampar promoções ou ‘jogar’ preços nas publicações.

Reforçar a marca para ser memorável e atrair a atenção dos usuários, requer criatividade e constância. Adote um estilo padrão (expressando com humor, seriedade, aventureiros, sonhos, etc.) que exiba de um jeito que demonstre uma personalidade forte que a marca possui. Isso poderá ser crucial para o sucesso e conversão para os objetivos.

Parcerias com Influenciadores?

Você pode analisar os perfis de personalidades públicas e influenciadores que possuem muitos seguidores e que estejam alinhados a sua visão empresarial e que tenham uma identificação entre sua marca e o influenciador. Por exemplo, se na sua cidade, tem um jogador de vôlei ou handebol que é bem conhecido entre os conterrâneos e vários seguidores e por acaso você vende artigos esportivos, por que não o contatar? Permutas, patrocínio, pagar por citar ou tirar foto com sua marca ou troca de trabalhos, poderá sair uma boa parceria.

Uso de Hashtags (#)

As hashtags foram criadas para o uso de filtros sobre determinados temas. Você pode inserir palavras que estão relacionadas a sua marca, produto ou serviço. Quando clicarem sobre palavras sinalizadas, ele servirá como um resultado de buscas, e suas publicações estarão entre os resultados. O que irá garantir maior visibilidade do seu conteúdo para justamente aqueles que a procuraram.


Espero que tenha gostado dessa dica e se desejar um planejamento estratégico para com o foco do reforço da sua marca e iniciar um trabalho com ações focada nos resultados. Fale comigo.

Fazendo do invisível, visível.

Entre em contato comigo. Meu WhatsApp é: (61) 9 9663-5763

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