Como ter seguidores qualificados no Instagram?
O Instagram é uma rede social e está entre os top 10 de
maiores públicos e usuários diários na internet. A maioria que possui um
smartphone utiliza esse aplicativo para se conectar aos amigos, seguidores e
compartilhar fotos e vídeos. Assim como, mantem um contato direto com suas
preferências em produtos, marcas e empresas, através de opção em seguir ou
favoritar determinadas contas.
Se a sua marca não está no Instagram, está na hora de pensar
a respeito sobre iniciar um trabalho de reforço, divulgação ou mesmo a própria
publicidade de seus produtos e serviços nessa plataforma. E se acaso você já
tem uma conta no Instagram, vamos rever seu posicionamento e ideias sobre
qualificar seus seguidores ou mesmo ter maior interação do seu público.
Público Qualificado?
Ter muitos seguidores não significa exatamente ter sucesso
ou conversão em vendas. Pois ganhar seguidores a todo custo, pode não ser uma
boa ideia. Pagar por eles, pior ainda. Pois nem sempre os seguidores são seu
público alvo. Por exemplo: Se sua marca trabalha com acessórios para carros,
ter seguidores menor de idade ou que não possua um carro, não haverá um
engajamento ou converterá em uma necessidade.
Com essa perspectiva, segue algumas dicas para iniciar um
trabalho focado em seu perfil empresarial e que o público alvo esteja alinhado
com sua marca.
Instagram
Business
O Instagram possui a opção na hora de criar sua conta, se
deseja modificar para uma conta comercial. Com um perfil empresarial, será
habilitado opções de tráfego, horários e até mesmo estatísticas de acesso, será
importante para analisar o comportamento ou até mesmo saber o horário e quais
imagens ou vídeos tiveram êxito entre seus seguidores.
Quem são
seus clientes?
Entender quem são seus potenciais consumidores fará toda a
diferença. Antes de sair publicando propagandas, promoções ou divulgando os
produtos, reserve um tempo para pesquisar, observar e analisar quem são os ‘personas’
(seu público alvo).
Seu conteúdo deve ser
direcionado para:
- Homens, Mulheres, Crianças ou Terceira Idade?
- Os produtos utilizados com frequência são para solteiros ou casados?
- Como é a comunicação? Eles são jovens extrovertidos ou precisa ser frases e textos sérios?
- Você deseja transmitir luxo, requinte ou um estilo despojado, clean ou minimalista?
Faça uma pesquisa por outras marcas ou concorrência que
possuam produtos similares e observe os comentários, como é a interação para
com a marca. Até mesmo analisar os perfis dos usuários que comentam pode ser
analisado, como exemplo classe social, temas que compartilham ou mesmo o nível
de escolaridade, pode lhe apontar resultados para sua pesquisa.
Seguir para
ser seguido?
Após uma pesquisa e identificar qual é o seu público alvo, veja
quem são os seguidores de seus concorrentes ou de perfis que seguem marcas
similares a seus produtos. Por exemplo, se você vende trufas, brigadeiros e chocolates
e a marca da Nestlé tem vários seguidores, por que não os seguir? Eles irão
receber uma notificação que você está seguindo e eles podem se interessar por
seus produtos e segui-lo de volta.
Pode dar um pouco de trabalho, pois você iniciará um
trabalho de campo, entrar em cada perfil, analisar do que gostam e apertar o
botão de seguir inúmeras vezes, porém, se sua interpretação e analise dos
perfis estiverem corretas sobre suas preferências e gosto pelas similaridades
entre outras marcas e a sua, serão potenciais clientes futuros.
Mas só inicie esse trabalho quando houver conteúdo
suficiente em sua conta no Instagram, pois eles podem entrar em sua conta e se
estiver vazio, eles irão abandonar e mudar o foco e atenção para outros perfis.
Reforço da Marca e
qualidade das publicações
Assim como a dica lá em cima foi sobre pesquisar e analisar
seu público alvo, com base na identificação, você planejará suas campanhas. Falar
diretamente sobre um determinado produto ou serviço pode ser útil para um tipo
de público, mas para outro pode espantá-los. Entendê-los e entregar conteúdos
relevantes como benefícios, resultado final e qualidade, pode haver maior
interesse e até mesmo maiores interações como perguntas e curiosidades dos
produtos, do que estampar promoções ou ‘jogar’ preços nas publicações.
Reforçar a marca para ser memorável e atrair a atenção dos
usuários, requer criatividade e constância. Adote um estilo padrão (expressando
com humor, seriedade, aventureiros, sonhos, etc.) que exiba de um jeito que
demonstre uma personalidade forte que a marca possui. Isso poderá ser crucial
para o sucesso e conversão para os objetivos.
Parcerias com Influenciadores?
Você pode analisar os perfis de personalidades públicas e
influenciadores que possuem muitos seguidores e que estejam alinhados a sua
visão empresarial e que tenham uma identificação entre sua marca e o
influenciador. Por exemplo, se na sua cidade, tem um jogador de vôlei ou handebol
que é bem conhecido entre os conterrâneos e vários seguidores e por acaso você
vende artigos esportivos, por que não o contatar? Permutas, patrocínio, pagar
por citar ou tirar foto com sua marca ou troca de trabalhos, poderá sair uma
boa parceria.
Uso de Hashtags (#)
As hashtags foram criadas para o uso de filtros sobre
determinados temas. Você pode inserir palavras que estão relacionadas a sua
marca, produto ou serviço. Quando clicarem sobre palavras sinalizadas, ele
servirá como um resultado de buscas, e suas publicações estarão entre os
resultados. O que irá garantir maior visibilidade do seu conteúdo para
justamente aqueles que a procuraram.
Espero que tenha gostado dessa dica e se desejar um
planejamento estratégico para com o foco do reforço da sua marca e iniciar um
trabalho com ações focada nos resultados. Fale comigo.
Fazendo do invisível, visível.
Entre em contato comigo. Meu WhatsApp é: (61) 9 9663-5763
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