O que é Branding e a diferença de Marca?
Entenda a diferença de Branding e de Marca
Entender a importância e diferenciação da Marca e do
Branding, poderá ser um ponto positivo e estar à frente de sua concorrência.
Quando nos deparamos com assuntos referente a construção de
uma marca, logo imaginamos que isso não é para o nosso negócio, visualizamos ou
mesmo temos a ideia que só as grandes empresas têm uma marca. Erroneamente,
muitos empreendedores, microempresários e até de médio porte, não investem em
planejamentos estratégicos que possam beneficiar sua microempresa.
E hoje vamos desmistificar essa imagem surreal que só os ‘’grandões’’
podem, pelo contrário, você não só pode como deve iniciar esse processo
decisivo, que poderá alavancar suas vendas e o próprio reforço do seu trabalho.
Marca não é
a Logomarca
Quando nos referimos sobre Logomarca ou Logotipo, estamos
falando especificamente sobre os símbolos, tipografia e o conceito em relação a
identificação de uma marca.
E já a marca ela é mais ampla, pois engloba suas filosofias,
missões e valores. E seu público, que são todos que tem contato (desde os
fornecedores, parceiros, clientes e consumidores) eles assimilam uma visão
geral sobre seus produtos, o que você comercializa, a margem de valores e
precificações, como são seus serviços (que podem ser desde o atendimento até um
pós-venda).
Ou seja, a marca é como seus consumidores tem a percepção de
tudo que você oferece a eles. E essa
percepção pode variar e ser comparada com seus concorrentes. Por exemplo: Você
tem uma loja de roupa (não necessariamente uma grife famosa ou de confecção própria),
você já possui uma marca, até as vendedoras avulsas e suas sacolas consignadas,
também possuem sua marca própria.
A marca está atrelada diretamente ao seu nome, as suas
vendas, seu atendimento e vem junto todo um conjunto de valores:
- · Facilidades em Pagamento
- · Atendimento e Horários
- · Qualidade do material/produto
- · Localização
- · Serviços adicionais
- · Promoções, Ofertas e Descontos
- · Garantias e Devoluções
- · Valores e Status
- · Percepção no seu mercado
- · Comparações com a concorrência
Daria para listar uma infinidade
de características que fazem do seu negócio pequeno ou grande, já possuir uma marca
própria. E como ela é vista atualmente no mercado, fará toda a diferença para
elevar o nível de vendas, sucesso e até mesmo a longevidade no mercado que atua.
Então o que é Branding?
Sabemos que Brand é a palavra Marca em inglês (porém ela
está no substantivo), já Branding leva sua palavra no verbo, uma ação, diria
até que seria no seu mais sublime aspecto de agir e executar.
Então Branding seria mais o trabalho em ‘’agir’’, ‘’fazer’’
e ‘’ser’’ uma Marca. E atualmente tem se falado muito sobre Gestão de Branding,
que nada mais é, estudar e analisar tudo que está interligado ao seu negócio e
que se houver um trabalho de qualidade com planos definidos de ações, sua marca
será elevada a um nível superior, comparado ao seu concorrente.
E veja os tipos de análises
que podem ser trabalhadas:
- Pesquisar seus concorrentes e seus produtos e analisar com os do seu negócio
- Considerar qual é o seu público (crianças, jovens, adultos, casais, terceira idade)
- Como sua marca se comunica com seu público? (Extrovertido, sério, com humor)
- Quais emoções você tem expressado? (Sustentável, consciente, simpatia, confiança)
- Qual o grau de garantias que sua marca possui? (Tradições, Negocio da Família, boa estrutura, solidez, nova e revolucionária, etc.)
São
só algumas questões e análises que você poderá considerar e que com os
resultados, você irá definir e traçar ações para expressar ao máximo e se
tornar marcante para com seu mercado local.
Com isso, seus potenciais e futuros clientes terão uma visão mais clara e mais confiança em adquirir seus produtos. Posso dar um outro exemplo, se você estiver em dúvida se irá adquirir os serviços de um mecânico e você inicia a comparação com outro profissional. Você começa a analisar em qual deles irá confiar o seu carro certo? E digamos que você tem mais confiança em um determinado profissional, mais do que outro e se sente seguro em saber que o nível profissional, sejam eles técnicos ou da própria qualidade, fará a diferença para entregar totalmente o seu carro para ele e até mais que o próprio preço ou desconto que outro supostamente poderia fazer.
Com isso, seus potenciais e futuros clientes terão uma visão mais clara e mais confiança em adquirir seus produtos. Posso dar um outro exemplo, se você estiver em dúvida se irá adquirir os serviços de um mecânico e você inicia a comparação com outro profissional. Você começa a analisar em qual deles irá confiar o seu carro certo? E digamos que você tem mais confiança em um determinado profissional, mais do que outro e se sente seguro em saber que o nível profissional, sejam eles técnicos ou da própria qualidade, fará a diferença para entregar totalmente o seu carro para ele e até mais que o próprio preço ou desconto que outro supostamente poderia fazer.
Essa confiança e o processo de Branding para com o seu negócio, seja uma lanchonete (que exibe sua segurança alimentar), sua loja de produtos (que demonstra eficácia e qualidade) ou um escritório (que exibe agilidade e facilidade nos pedidos) está além da própria marca e facilitará vender mais, fechar mais contratos, indicações de amigos, conhecidos e muito outros benefícios que serão percebidos, se você tomar ações e agir estrategicamente para com a sua marca.
Então Branding é o resultado de uma Marca?
E
a eficácia desse trabalho de pesquisas, planejamento e ações, se dá pelo fato,
que a sua marca inicia uma comunicação para com seu mercado, literalmente sua
marca começa a ‘’falar’’ , se constrói uma
identidade sólida e cheia de personalidade e isso aumentará as
vendas e seus clientes voltem a fazer negócios com você, principalmente por se
identificar e confiar em sua empresa, independente se ela é pequena ou grande.
Espero
que tenha gostado desse conteúdo e saiba que posso te auxiliar em todo o
processo, desde a criação do logotipo, reforço e identidade visual da sua marca
e posteriormente planejar ações e como expressar com confiança a gestão de
Branding.
Entre em contato comigo. Meu WhatsApp é: (61) 9 9663-5763
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