O que é Branding e a diferença de Marca?

Entenda a diferença de Branding e de Marca

Entender a importância e diferenciação da Marca e do Branding, poderá ser um ponto positivo e estar à frente de sua concorrência.

Quando nos deparamos com assuntos referente a construção de uma marca, logo imaginamos que isso não é para o nosso negócio, visualizamos ou mesmo temos a ideia que só as grandes empresas têm uma marca. Erroneamente, muitos empreendedores, microempresários e até de médio porte, não investem em planejamentos estratégicos que possam beneficiar sua microempresa.

E hoje vamos desmistificar essa imagem surreal que só os ‘’grandões’’ podem, pelo contrário, você não só pode como deve iniciar esse processo decisivo, que poderá alavancar suas vendas e o próprio reforço do seu trabalho.


Marca não é a Logomarca

Quando nos referimos sobre Logomarca ou Logotipo, estamos falando especificamente sobre os símbolos, tipografia e o conceito em relação a identificação de uma marca.
E já a marca ela é mais ampla, pois engloba suas filosofias, missões e valores. E seu público, que são todos que tem contato (desde os fornecedores, parceiros, clientes e consumidores) eles assimilam uma visão geral sobre seus produtos, o que você comercializa, a margem de valores e precificações, como são seus serviços (que podem ser desde o atendimento até um pós-venda).

Ou seja, a marca é como seus consumidores tem a percepção de tudo que você oferece a eles.  E essa percepção pode variar e ser comparada com seus concorrentes. Por exemplo: Você tem uma loja de roupa (não necessariamente uma grife famosa ou de confecção própria), você já possui uma marca, até as vendedoras avulsas e suas sacolas consignadas, também possuem sua marca própria.

A marca está atrelada diretamente ao seu nome, as suas vendas, seu atendimento e vem junto todo um conjunto de valores:
  1. ·  Facilidades em Pagamento
  2. ·  Atendimento e Horários
  3. ·  Qualidade do material/produto
  4. ·  Localização
  5. ·  Serviços adicionais
  6. ·  Promoções, Ofertas e Descontos
  7. ·  Garantias e Devoluções
  8. ·  Valores e Status
  9. ·  Percepção no seu mercado
  10. ·  Comparações com a concorrência

Daria para listar uma infinidade de características que fazem do seu negócio pequeno ou grande, já possuir uma marca própria. E como ela é vista atualmente no mercado, fará toda a diferença para elevar o nível de vendas, sucesso e até mesmo a longevidade no mercado que atua.

Então o que é Branding?

Sabemos que Brand é a palavra Marca em inglês (porém ela está no substantivo), já Branding leva sua palavra no verbo, uma ação, diria até que seria no seu mais sublime aspecto de agir e executar.
Então Branding seria mais o trabalho em ‘’agir’’, ‘’fazer’’ e ‘’ser’’ uma Marca. E atualmente tem se falado muito sobre Gestão de Branding, que nada mais é, estudar e analisar tudo que está interligado ao seu negócio e que se houver um trabalho de qualidade com planos definidos de ações, sua marca será elevada a um nível superior, comparado ao seu concorrente.

E veja os tipos de análises que podem ser trabalhadas:

  • Pesquisar seus concorrentes e seus produtos e analisar com os do seu negócio
  • Considerar qual é o seu público (crianças, jovens, adultos, casais, terceira idade)
  • Como sua marca se comunica com seu público? (Extrovertido, sério, com humor)
  • Quais emoções você tem expressado? (Sustentável, consciente, simpatia, confiança)
  • Qual o grau de garantias que sua marca possui? (Tradições, Negocio da Família, boa estrutura, solidez, nova e revolucionária, etc.)
São só algumas questões e análises que você poderá considerar e que com os resultados, você irá definir e traçar ações para expressar ao máximo e se tornar marcante para com seu mercado local.

Com isso, seus potenciais e futuros clientes terão uma visão mais clara e mais confiança em adquirir seus produtos. Posso dar um outro exemplo, se você estiver em dúvida se irá adquirir os serviços de um mecânico e você inicia a comparação com outro profissional. Você começa a analisar em qual deles irá confiar o seu carro certo? E digamos que você tem mais confiança em um determinado profissional, mais do que outro e se sente seguro em saber que o nível profissional, sejam eles técnicos ou da própria qualidade, fará a diferença para entregar totalmente o seu carro para ele e até mais que o próprio preço ou desconto que outro supostamente poderia fazer.

Essa confiança e o processo de Branding para com o seu negócio, seja uma lanchonete (que exibe sua segurança alimentar), sua loja de produtos (que demonstra eficácia e qualidade) ou um escritório (que exibe agilidade e facilidade nos pedidos) está além da própria marca e facilitará vender mais, fechar mais contratos, indicações de amigos, conhecidos e muito outros benefícios que serão percebidos, se você tomar ações e agir estrategicamente para com a sua marca.

Então Branding é o resultado de uma Marca?

 Isso mesmo, todo o processo de como: evidenciar, comunicar, trabalhar nos valores e percepção dos seus produtos, serviços e da própria empresa, já se inicia uma gestão de Branding.

E a eficácia desse trabalho de pesquisas, planejamento e ações, se dá pelo fato, que a sua marca inicia uma comunicação para com seu mercado, literalmente sua marca começa a ‘’falar’’ , se constrói  uma identidade sólida e cheia de personalidade e isso aumentará as vendas e seus clientes voltem a fazer negócios com você, principalmente por se identificar e confiar em sua empresa, independente se ela é pequena ou grande.

Espero que tenha gostado desse conteúdo e saiba que posso te auxiliar em todo o processo, desde a criação do logotipo, reforço e identidade visual da sua marca e posteriormente planejar ações e como expressar com confiança a gestão de Branding.

Entre em contato comigo. Meu WhatsApp é: (61) 9 9663-5763


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